sábado, 16 de abril de 2011

Universo em ação

Universo em ação




Explorar as facetas plásticas do universo é a motivação da atual série de pinturas de Licia B. Simonetti. Sua questão central é captar as nuances de cor e textura possíveis num leque infinito de alternativas. Enquanto cientistas discutem se o espaço sideral está em expansão ou contração, a artista nos dá sua visão particular.

Uma questão essencial nas telas apresentadas é a da cor. Existe uma percepção de planetas, galáxias e estrelas em que as conversas estabelecidas entre o visto e fotografado direto de programas de televisão, por exemplo, passa gradativamente a ser retrabalhado com jogos entre tinta e resina.

A expressão visual resultante é caracterizada ainda pela presença constante de folhas de ouro e de prata. Esse recurso oferece amplas leituras, pois a luz passa a desempenhar um papel peculiar em cada obra. A nobreza do ouro e a sobriedade da prata contribuem para instaurar uma atmosfera de mistério.

Cada interpretação realizada pela artista não fala apenas do universo que físicos têm como assunto. Existe sim nas discussões que ela traz aos nossos olhos um amadurecimento progressivo no ato de lidar com os materiais e com o espaço da tela para poder discutir, com gestualidade, a existência de todos nós.



Oscar D’Ambrosio, doutorando em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário